"Não existe um crime perfeito"
Somos um grupo de alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro do 12º ano de escolaridade, e resolvemos realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um blog sobre investigação criminal.

Esperamos que gostem.


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Investigação da Cena do Crime

                                                           A investigação da cena do crime é o ponto de encontro entre a ciência, a lógica e a lei.
      Durante todo o processo, a prova física é somente parte da equação. O objetivo final é a condenação do criminoso. Então, enquanto o perito raspa o sangue seco sem estragar nenhuma impressão digital, remove fios de cabelo sem mexer em uma só prova e quebra uma parede da sala, ele está levando em consideração todas as etapas necessárias para preservar as provas na forma original, de como o laboratório pode fazer com que estas provas sejam usadas para reconstruir o crime ou identificar o criminoso aos aspectos legais envolvidos, para que as provas sejam admissíveis pela justiça.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Técnica de revelação de impressões digitais é nova arma para desvendar crimes mais complexos



É uma técnica inovadora para revelar impressões digitais e segundo os investigadores portugueses que a desenvolveram pode ser “uma ferramenta eficaz para apoiar as ciências forenses e criminais”. Sobretudo em crimes que podem ser especialmente complicados.