"Não existe um crime perfeito"
Somos um grupo de alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro do 12º ano de escolaridade, e resolvemos realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um blog sobre investigação criminal.

Esperamos que gostem.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Laboratório de DNA transforma vestígio humano em prova do crime




Análise de perfis genéticos é capaz de confirmar se sangue, esperma ou fio de cabelo de suspeito é idêntico ao encontrado no local do crime com 99,99% de certeza.



No mundo da genética, também não existe um crime perfeito. Por mais que seja cuidadoso, o criminoso poderá deixar cair, por exemplo, uma minúscula gota de sangue ou um fio de cabelo em um local onde foi cometido um homocídio.

É com esses materiais biológicos que trabalham as peritas do Laboratório de DNA, do Núcleo de Biologia e Bioquímica do Instituto de Criminalística de São Paulo. O DNA é uma molécula que contém as informações básicas para o desenvolvimento das células dos seres vivos, e que influencia nossas características físicas.
Ele também armazena as informações hereditárias, transmitidas de geração em geração,
explica Eloisa Bittencourt, diretora do núcleo. - Cada ser humano tem o seu próprio DNA. Os únicos que têm exatamente o mesmo DNA são os gêmeos univitelinos. O que determina as diferenças de cada ser humano é a seqüência das bases que compõem o DNA.




Para ler o artigo na integra, consulte:

Sem comentários:

Enviar um comentário