"Não existe um crime perfeito"
Somos um grupo de alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro do 12º ano de escolaridade, e resolvemos realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um blog sobre investigação criminal.

Esperamos que gostem.


sábado, 5 de junho de 2010

Portugal tem especialista em Palinologia Forense

Perante um crime, de que tipo de ambiente tem origem uma amostra? Há ligação entre pessoas, objectos e locais? A estas questões responde a Palinologia Forense, uma ciência que utiliza o pólen e esporos das plantas para determinar se o local onde vítima morreu corresponde ao local de deposição do cadáver e ligar suspeitos e objectos a locais de crime.


 

Em suma, o perfil palinológico (tipos polínicos e sua abundância) das amostras faz a correspondência entre o suspeito e o local do crime.
Esta ciência ainda pouco utilizada (existem somente 4 palinólogos forenses a nível mundial) tem-se revelado extremamente útil para desvendar crimes graves (homicídio, violação, rapto, terrorismo, tráfico de drogas ilegais).
A única Palinóloga Forense portuguesa está em Coimbra. Investiga no Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) e na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). A realizar um Pós-Doutoramento, Mafalda Faria já colaborou na investigação de crimes, nomeadamente ligados a homicídios e drogas ilícitas.

 
Para ler o artigo na integra consulte:

Sem comentários:

Enviar um comentário